Benefícios da climatização em escolas e unidades de saúde públicas

Compartilhe:

A climatização adequada vai muito além do conforto térmico, ela influencia diretamente a qualidade do ar, a saúde respiratória e a produtividade das pessoas que utilizam os serviços públicos diariamente. Ambientes hospitalares e escolares quando bem climatizados contribuem para o bem-estar de toda comunidade. Sendo assim, trata-se de uma ação primordial em uma gestão pública que busca se destacar e elevar a qualidade de vida de seus cidadãos.

Neste conteúdo, você vai conferir os principais benefícios da climatização em espaços públicos, entender como escolher o sistema mais adequado para cada realidade e conhecer as opções disponíveis por meio das Atas de Registro de Preços, possibilitando aquisições de forma ágil, legal e eficiente.

Leia também: CDH de Curvelo/MG é construído com tecnologia e inovação através do Atas do Governo

Por que a climatização é essencial em escolas e unidades de saúde?

A climatização é um fator essencial para ambientes públicos, gerando benefícios reais para quem utiliza diariamente escolas e unidades de saúde. Entre os principais benefícios destacam-se:

  • saúde respiratória: sistemas de climatização adequados contribuem para a renovação e a qualidade do ar, reduzindo a circulação de poeira, fungos e outros agentes que podem causar alergias e problemas respiratórios.
  • conforto e bem-estar: ambientes com temperatura controlada proporcionam maior conforto térmico, diminuindo o estresse físico e o desgaste causado pelo calor excessivo ou frio intenso.
  • aumento da produtividade: alunos, professores, profissionais da saúde e servidores públicos tendem a apresentar melhor concentração, rendimento e eficiência quando atuam em ambientes climatizados e confortáveis.

Leia também: Case de sucesso: o impacto da construção modular em Maricá/RJ

Como escolher o melhor sistema de climatização ?

O tipo de climatização deve considerar as características específicas de cada ambiente e especificações de cada ambiente. Com isso, uso de ar-condicionado e ventilador pode variar conforme as indicações:

  • ar-condicionado: há necessidade de controle térmico preciso e maior eficiência no resfriamento, especialmente em regiões de altas temperaturas.
  • Ventiladores: cumprem bem o papel de auxiliar na ventilação e na renovação do ar, sendo uma opção mais econômica e de fácil instalação.

Avaliar fatores como consumo energético, manutenção, conforto acústico e uso contínuo do ambiente garante uma escolha mais eficiente, sustentável e alinhada às necessidades do setor público.

Leia também: Como o Atas do Governo pode melhorar a gestão da sua Central de Compras Públicas

Garanta soluções eficientes para escolas e unidades de saúde públicas

Para apoiar gestores públicos na melhoria do conforto térmico em escolas e unidades de saúde, o Atas do Governo disponibiliza diversas soluções por meio das Atas de Registro de Preços. Entre elas estão:

  • Ventiladores industriais, indicados para grandes ambientes e áreas com alta circulação de pessoas;
  • Sistemas de ar-condicionado, que garantem controle preciso da temperatura e maior conforto em espaços fechados;
  • Sistema Construtivo Modular, que entrega obras e reformas projetadas com melhor isolamento térmico e eficiência ambiental.

Todas essas soluções podem ser adquiridas de forma ágil, legal e segura, em total conformidade com a Lei nº 14.133/2021, reduzindo etapas burocráticas e permitindo que os municípios executem suas aquisições com rapidez e previsibilidade.

Quer levar mais conforto, eficiência e qualidade para sua gestão pública? Fale com nossos assessores. CLIQUE AQUI

O Grupo BSG – Brasil Soluções Governamentais
ogrupobsg.com.br
contato@ogrupobsg.com.br

Lays Ferreira – comunicacao@ogrupobsg.com.br

Artigos relacionados

A tecnologia na educação pública tem papel fundamental na melhoria do aprendizado e no engajamento dos alunos. Recursos como telas interativas, computadores e tablets tornam...

Garantir uma educação verdadeiramente inclusiva é um dos maiores desafios, e também uma das maiores responsabilidades da rede pública de ensino. De acordo com o...

Você sabia que a Constituição Federal determina que os municípios destinem 25% de sua receita ao desenvolvimento da Educação Pública? Esse percentual obrigatório é essencial...

O Brasil tem avançado na inclusão escolar, com mais de 1,6 milhão de estudantes da educação especial matriculados na Rede Pública de ensino, e mais...