Em muitos municípios do Brasil, a população ainda convive com obras públicas abandonadas, atrasos e estruturas precárias. Esse cenário traz consequências diretas para a educação, a saúde e o bem-estar da sociedade. Reconhecendo essa realidade, o Atas do Governo promoveu um webinar com o objetivo de apresentar soluções inovadoras para gestores públicos que desejam mudar essa situação. Continue a leitura e confira todos os destaques e informações mais importantes que foram apresentados no evento.
Leia também: Previsibilidade nas compras públicas: como as Atas de Registro de Preços fortalecem o planejamento e reduzem riscos
Atas do Governo reúne gestores para mudar cenário de obras públicas no Brasil
De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), o Brasil soma quase 12 mil obras públicas paradas ou abandonadas, número que representa desperdício de recursos, e a falta de acesso da população a escolas, hospitais e serviços essenciais.
Ranking de obras públicas por setor

Para debater alternativas a esse cenário o Atas do Governo reuniu um público altamente qualificado e alinhado com os desafios da gestão pública:
- Prefeitos e secretários municipais das áreas de Educação, Saúde, Obras, Planejamento e Administração;
- Engenheiros e arquitetos responsáveis por projetos públicos;
- Gestores públicos em geral, interessados em conhecer ferramentas para modernizar suas cidades.
Como o Sistema Construtivo Modular traz inovação e qualidade para obras públicas
Um dos grandes destaques do webinar foi a apresentação do Sistema Construtivo Modular, tecnologia que está revolucionando as obras públicas em todo o Brasil. Essa solução garante rapidez na execução, permitindo que obras entregues em tempo recorde.

Outro diferencial é a qualidade controlada. Como os módulos são produzidos em ambiente industrial padronizado, há maior rigor no processo de fabricação, resultando em construções mais seguras. Isso se soma à previsibilidade de orçamento, já que os custos são fixos por metro quadrado.
Leia mais: Mais agilidade e eficiência: porque a Construção Modular vence o modelo tradicional
A sustentabilidade também foi destacada como um dos diferenciais do Sistema Modular. Com menor geração de resíduos, uso eficiente de recursos e processos mais limpos. Além disso, a tecnologia oferece durabilidade superior, com estruturas que proporcionam conforto térmico, resistência a intempéries e facilidade de manutenção.
Além de todas essas vantagens, a construção modular reduz burocracias, evita atrasos e assegura que as obras sejam entregues no prazo.
Resultados reais: obras públicas entregues em tempo recorde
Durante o webinar, foram apresentados cases reais de municípios que já utilizaram a construção modular, com aquisições feitas com o Atas do Governo. Ao todo, já foram mais de 150 mil m² construídos, criando milhares de vagas em escolas, creches e unidades de saúde em todo país.

Leia mais: A construção modular que enfrentou as enchentes do RS e comprovou sua resistência




Leia mais: Case de sucesso: obras eficientes com construção modular em Mato Grosso do Sul
Transforme seu município com obras rápidas, seguras e sustentáveis
O acesso a essas soluções se torna viável por meio das Atas de Registro de Preços. Esse modelo de contratação garante agilidade, conformidade com a Lei nº 14.133/2021, transparência e eficiência. Assim, prefeitos e secretários podem planejar e executar obras públicas com segurança, eficiência e impacto social real.
A construção modular já é uma realidade, trazendo resultados concretos para municípios em todo o Brasil. Combinando agilidade, sustentabilidade e legalidade, essa solução permite que gestores públicos entreguem escolas, creches e unidades de saúde em tempo recorde, transformando vidas e garantindo dignidade para a população.
Quer garantir essas soluções para o seu município? Fale agora com os nossos assessores.