O número de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) cresce a cada ano no Brasil, o que impõe um desafio cada vez mais urgente às redes de ensino: garantir uma educação pública inclusiva e de qualidade para todas as crianças.
Gestores educacionais ainda enfrentam barreiras como a falta de capacitação dos professores, escassez de recursos pedagógicos adaptados e ausência de espaços adequados para atender às necessidades específicas dos alunos com autismo. Para superar esses desafios, é fundamental investir em soluções estruturadas, acessíveis e alinhadas às políticas públicas.
Neste conteúdo, apresentamos algumas dessas soluções já disponíveis no Atas do Governo, que podem apoiar na adaptação de escolas mais inclusivas e preparadas para acolher todos os alunos.
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Projeto Pedagógico Inclusivo: fortalecendo a prática educacional
Uma das principais soluções disponíveis nos catálogos do Atas do Governo é o Projeto Pedagógico Inclusivo, que reúne recursos e materiais pedagógicos voltados para o desenvolvimento de práticas educacionais adaptadas às necessidades das crianças com autismo.
Entre os exemplos disponíveis estão o Mundo do Theo e a Coleção Conviver, que oferecem ferramentas didáticas que auxiliam os professores a trabalhar com mais eficiência, promovendo o aprendizado e a inclusão dentro da sala de aula.
O mundo do Theo
O Projeto O Mundo do Theo é uma proposta pedagógica inclusiva desenvolvida com foco no acolhimento e na valorização das crianças com TEA. Por meio de materiais didáticos, recursos lúdicos e orientações específicas para educadores, o projeto tem como objetivo principal promover ambientes escolares mais empáticos, acessíveis e preparados para atender às necessidades individuais desses alunos.
Além de estimular o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças com autismo, “O Mundo do Theo” também busca sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância da inclusão e do respeito à diversidade.
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Coleção conviver
A Coleção Conviver é uma proposta pedagógica inclusiva que tem como foco a promoção de uma educação que reconhece e valoriza a diversidade. Desenvolvida para contribuir com a construção de ambientes escolares mais igualitários, a coleção busca garantir que crianças e adolescentes sejam acolhidos em suas singularidades, independentemente de suas habilidades ou capacidades.
Por meio de materiais didáticos acessíveis e atividades voltadas para o respeito às diferenças, a Coleção Conviver incentiva práticas educacionais que reforçam o direito de todos à aprendizagem, sem exclusões.
Sala Sensorial: estimulando o desenvolvimento e o bem-estar
Outra solução disponível em nossos catálogos são os produtos e equipamentos para a Sala Sensorial, criando ambientes equipados para estimular os sentidos das crianças com TEA, promovendo o bem-estar, a concentração e o desenvolvimento cognitivo e
emocional. O Atas do Governo disponibiliza diversos equipamentos necessários para a montagem da sala sensorial, como:
- Banco de movimento flexível;
- Tapete líquido sensorial;
- Jogo da memória eletrônico;
- Caixa de sabores;
- Circuito espumado;
- E muito mais.
Como implementar essas soluções na rede pública
O Atas do Governo facilita a aquisição dessas soluções por meio das Atas de Registro de Preços (Lei nº 14.133/2021), permitindo que os municípios comprem com agilidade. Com isso, gestores públicos podem:
- Escolher entre o Projeto Pedagógico Inclusivo, a Sala Sensorial ou ambos, conforme a necessidade da rede;
- Garantir capacitação dos professores e a disponibilidade de recursos pedagógicos adequados;
- Oferecer espaços adaptados e acolhedores para crianças com TEA, melhorando a experiência escolar;
- Cumprir a legislação vigente e avançar na construção de uma escola verdadeiramente inclusiva.
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Compromisso com a inclusão na educação pública
A educação inclusiva é um direito garantido a todas as crianças. Ao investir em soluções como o Projeto Pedagógico Inclusivo e a Sala Sensorial, os gestores públicos dão um passo decisivo para transformar a realidade escolar de alunos com autismo e outras necessidades especiais, promovendo igualdade, respeito e qualidade de ensino.
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