Foto: E. M. Cláudio José de Lima – Camapuã/MS
Garantir o conforto térmico nas escolas públicas vai muito além do bem-estar: influencia diretamente no rendimento dos alunos e na qualidade do ambiente de ensino. Uma das soluções mais eficazes e modernas para isso é a construção modular, que utiliza painéis isotérmicos, que permitem manter a temperatura interna estável, mesmo em dias de calor intenso ou frio extremo.
Neste conteúdo do Atas do Governo vamos explicar como esse sistema funciona, quais são suas vantagens e por que ele tem se tornado uma escolha estratégica para construções de escolas públicas mais eficientes, rápidas e confortáveis.
Leia mais: As vantagens da Construção Modular para obras do Setor Público
Como a construção modular garante conforto térmico?
Foto: Creche Maria Amália – Curvelo/MG
O conforto térmico é a sensação de bem-estar proporcionada por temperaturas internas agradáveis, independentemente das condições climáticas externas. Em ambientes escolares, essa condição é fundamental para garantir concentração, saúde e bom desempenho dos alunos e professores.
O sistema construtivo modular se destaca nesse aspecto ao utilizar painéis termoisolantes altamente eficientes, compostos por chapas de aço galvalume, núcleo em PIR (poliisocianurato), um dos melhores isolantes térmicos da construção civil, e acabamento com pintura eletrostática.
Além do excelente desempenho térmico, essas estruturas oferecem vedação precisa por meio de encaixes projetados para minimizar infiltrações, entrada de vento e perdas energéticas. As paredes e telhas são resistentes à umidade, ao vento, a impactos como granizo e aos principais eventos da natureza, garantindo durabilidade, menor necessidade de manutenção e conforto térmico contínuo ao longo do ano.
Leia também: Como realizar compras eficientes de mobiliário escolar para instituições públicas
Os benefícios do conforto térmico para as escolas públicas
Nota: Os dados deste gráfico são simulações ilustrativas e podem variar conforme condições reais de uso e clima.
As construções modulares com conforto térmico trazem impactos positivos diretos para o dia a dia de alunos, professores e demais profissionais das escolas públicas. Esse modelo garante:
- Conforto térmico o ano inteiro: alívio das altas temperaturas no verão e do frio intenso no período do inverno;
- Redução do uso de ventiladores e aquecedores, o que diminui o consumo de energia e os custos operacionais da escola;
- Maior conforto térmico para alunos e professores, favorecendo a concentração, o desempenho e a qualidade do ensino;
- Ambientes mais saudáveis, com menos umidade e mofo, prevenindo problemas respiratórios;
- Estrutura vedada e isolada, que impede infiltrações e melhora a qualidade do ar interno;
- Montagem rápida, sem abrir mão do desempenho térmico, garantindo que o conforto esteja presente desde o primeiro dia de aula;
- Certificação e conformidade com normas técnicas, assegurando o desempenho térmico exigido para obras públicas.
Garanta agilidade para levar conforto térmico à sua escola
A eficiência das construções modulares já é uma realidade em todo o país. Por meio do Atas do Governo, já foram entregues mais de 100 mil m² em estruturas modulares para escolas públicas, oferecendo conforto térmico, agilidade e qualidade comprovada.
As aquisições foram realizadas via Atas de Registro de Preços, prevista na Lei nº 14.133/2021, permitindo que gestores públicos adquiram soluções com mais rapidez, segurança e transparência. Se você deseja levar essa tecnologia para sua escola ou município, conte com o apoio da nossa assessoria especializada e gratuita. Clique aqui e fale conosco.